História da Casa

Fundação da Casa do Caminho
Fundação da Casa do Caminho

A Associação Espírita Kardecista Casa do Caminho foi fundada oficialmente em 08 de março de 1987 sob a denominação de Sociedade Espírita Kardecista Casa do Caminho. Porém sua história inicia-se muito antes disso. Sabemos que nada ocorre por acaso. A fundação de uma Casa Espírita obedece também a um planejamento do Plano Espiritual, sendo este muitas vezes adiado pelo homem por muito tempo.

Nossa história começa com a família Feitoza. O casal Sr. Luiz Feitoza e Dª. Maria Feitoza, seus filhos Antonio, João, Sueli e Roseli, há muitos anos possuíam o hábito de realizar em sua residência o Evangelho no Lar à luz do Espiritismo.

Passaram a freqüentar o Centro Espírita Adolfo Bezerra de Menezes, situado no Jd. Helena, onde seus filhos frequentaram o grupo de Mocidade. Logo depois o Sr. Laércio Larizza, ao participar do grupo, firmou amizade com a Família, tornando-se mais tarde um dos fundadores da Casa do Caminho.

O Sr. Luiz, em uma conversa com o Sr. José Isuino (na época presidente do C.E. A. Bezerra de Menezes – hoje na Pátria Espiritual), o foi incentivado a fundar uma Casa Espírita, pois a região onde residia era carente de Centros Espíritas. Algum tempo depois, recebeu a orientação para que “juntasse um feixe” (porque uma varinha só se quebraria), que “juntasse um número de colaboradores e fundasse uma Casa Espírita”. Este convite foi aceito com muito carinho, mas a ideia precisava ser amadurecida, pois a responsabilidade era grande e não havia nenhum recurso disponível.

Por volta de 1986, um amigo convidou a família Feitoza para conhecer um senhor na Cidade de Cafelândia, interior de São Paulo, a 500 km da capital. Este senhor, Miguel Débias (hoje na Pátria Espiritual), possuía uma mediunidade admirável, com a qual ajudava muitas pessoas. Uma grande amizade nascia naquele momento e muitas vezes dirigiam-se até Cafelândia para encontra-lo e estudar a codificação com ele. Em um destes encontros, o Sr. Miguel informa ao Sr. Luiz que os Amigos Espirituais estavam dizendo que a obra estava atrasada. No regresso para São Paulo, o Sr. Luiz decidiu iniciar a construção de uma pequena sala de madeira nos fundos de sua residência. Iniciou um grupo de estudos denominado  C.E. Francisco de Assis. As acomodações eram pequenas, feitas com madeira e alvenaria, mas muito aconchegantes.

Com o passar do tempo o local tornou-se pequeno. O Sr. Luiz iniciou a construção de uma sala maior (de alvenaria), sendo concluída em poucos meses. Passou a denominar-se Centro de Estudos Espíritas Casa do Caminho, orientação recebida  pelo Sr. Luiz  por meio de um Amigo Espiritual. A sala foi inaugurada retornando os estudos sempre com base nas obras codificadas por Allan Kardec.

Enfim, em março de 1987, foi fundada oficialmente a Casa Espírita por meio de uma Assembleia, onde passou a denominar-se Sociedade Espírita Kardecista Casa do Caminho, com sua Sede provisória na R. Cipó do Reino, atendendo assim às exigências legais.

Atual sede
Atual sede

Após dezessete anos de trabalho e dedicação, colaboração de Amigos de um mesmo ideal e doações dos participantes da Casa, foi possível a aquisição do terreno e a construção da Sede Própria situada na R. Leonilde da Conceição Diniz, 182 – Jd. Miragaia, zona leste de São Paulo. Em 26 de março de 2006 às 16 horas, foram transferidas as atividades, inaugurando a nova sede.

Em maio de 2008 foi convocada uma Assembléia Geral para mudança da denominação de Sociedade para Associação.

A Associação Espírita Kardecista Casa do Caminho é filiada à União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE), bem como à USE Distrital de São Miguel Paulista.

Assim continuamos nossas atividades, agradecendo a Deus a oportunidade e aos Amigos Espirituais o auxílio e orientação. Aos amigos de um mesmo ideal e frequentadores da Casa o nosso agradecimento e que juntos possamos levar adiante a obra que nos foi confiada.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.